• Quem somos
  • Serviços
  • Física do Golfe
  • Contato

Física do Golfe


30
nov
Adicionar peso no grip?

Colocar peso adicional no grip ou no interior da vara debaixo do grip, é uma prática comum, denominada de Backweighting “BW”, muito utilizada no Putt mas também utilizada nos outros tacos para alterar o SW[1], como “contra-peso”. Este procedimento tem pouca ou nenhuma influência no cMOI[2].

Neste artigo iremos discutir apenas os efeitos nos Ferros e não iremos referir os seus efeitos no Putter.

Existem alguns estudos e referências feitos por Clubmakers conceituados que chegam a algumas conclusões sobre este tema:

  • Jeff Summitt da Hireko Golf efetuou o estudo num único jogador com Drivers em que, ao longo de 5 dias, variou muitos parâmetros, entre eles o BW do taco. Ele afirma que ao variar 27g de BW pode ter efeitos na velocidade da bola, entre adicionar 8mph e reduzir 6mph. Concluiu que não existe nenhum fator determinante na velocidade da bola que fosse influenciado pelo BW de um Driver e que outros fatores, ou fatores desconhecidos, têm mais relevância. Que o BW pode ajudar ou prejudicar um jogador de forma quase aleatória.

  • Jeff Summitt também afirmou que: “Em testes realizados com robôs de swing, adicionar BW não produz efeitos mas que em humanos, pelo menos alguns deles, sim. Quando estava na Dynacraft, tinha um taco com 30g (±2g) de BW. Era um taco mais pesado, mas que não se notava quando se pegava nele. Existia outro taco igual, mas sem BW, como controle. Inevitavelmente o swing dos alunos do taco com BW era mais rápido e o padrão mudava de fora-dentro para dentro-fora. Era impressionante como funcionava numas pessoas mas não em todas.”

  • Tim Hewitt do MyOstrich Golf, uma das pessoas mais experimentes em BW, colocou no SpineTalkers os seus experimentos e métodos. A sua conclusão foi: “Não conheço nenhuma Ciência que possa prever que tacos beneficiam qualquer jogador, ou capaz de concluir face aos resultados de um conjunto de tacos, qual a melhor combinação para o outro conjunto. Já tive clientes com tacos todos da mesma medida que se beneficiaram com alterações de tacos no meio do conjunto.”

  • O relógio de pulso no jogador deveria ter o mesmo efeito que BW. No entanto não existe nenhuma evidencia física que um relógio de pulso ou uma pulseira pesada possa ter o mesmo efeito. Um relógio de homem pesa entre 50g e 80g, muito mais do que os BW tradicionais.

  • Leith Anderson é provavelmente a pessoa com mais experiência em fitting de BW. Ele afirma que pode ajudar na grande maioria dos jogadores mas que cada um necessita de um BW diferente. Mas alerta que os seus ensaios são apenas em jogadores que treinam bastante e pretendem melhorar, não para o golfista de fim de semana, isto coloca os seus cliente numa minoria do mundo do golfe. Ele possui uma forma de ensaio metódica, em suas palavras: “Denomino este ensaio de Achiever e já o efetuei centenas de vezes. Primeiro, como padrão, analiso os resultados com o taco normal, sem BW, depois vou acrescentado 5g, 10g, 15g e 20g e procuro ver as melhoras no padrão de swing, ângulo da face do taco ou ângulo de lançamento da bola. Estes ensaios mostram o que realmente acontece com a variação de BW, para um jogador especifico. Existiram casos em que mais tarde removi os BW colocados porque não é ciência pura e na maioria dos casos as alterações de swing não são conscientes e o jogador não sabe o que está ou tem variando.”

  • A vara da TaylorMade “Bubble” é um exemplo de BW negativo, que mostra a popularidade do BW nos anos 90. De fato a “Bubble” possuía algo misterioso e mágico já que conseguia que o grip fosse bastante leve, comparado com o resto do taco, quase 30g-40g mais leve do que um grip normal. Esta característica ajudava muitos jogadores e os tacos foram populares por anos. Mas a mesma característica que o ajudava tinha que ser compensada com um BW de 30g-35g. Nota que para um Driver, um BW normal é de 10g-20g, 35g é muito fora dos padrões.

Com todos estes dados é inequívoco afirmar que, de momento, não existe algo físico para determinar qual o BW ideal para um jogador, ou se é bom ter algum. Parece que cada jogador possui um mecanismo interno de regulação do swing de golfe, que nem ele mesmo compreende ou controla. Pode ser que um dia tenhamos o conhecimento para compreender porque o BW funciona para uns jogador e não para outros, e de que forma podemos ajustar um taco de golfe sem ser pela “sofisticada” forma de experimentar e testar.

O grande problema do BW é que afeta, não somente o balanceamento do taco, como também o peso total do taco, estas consequências serão abordadas na próxima semana…








© Iki Golf 2014-2017. Todos os direitos reservados.

pt Português
en Englishfr Françaisde Deutschit Italianopt Portuguêses Español