Colocar peso adicional no grip ou no interior da vara debaixo do grip, é uma prática comum, denominada de Backweighting “BW”, muito utilizada no Putt mas também utilizada nos outros tacos para alterar o SW[1], como “contra-peso”. Este procedimento tem pouca ou nenhuma influência no cMOI[2].
Neste artigo iremos discutir apenas os efeitos nos Ferros e não iremos referir os seus efeitos no Putter.
Existem alguns estudos e referências feitos por Clubmakers conceituados que chegam a algumas conclusões sobre este tema:
Com todos estes dados é inequÃvoco afirmar que, de momento, não existe algo fÃsico para determinar qual o BW ideal para um jogador, ou se é bom ter algum. Parece que cada jogador possui um mecanismo interno de regulação do swing de golfe, que nem ele mesmo compreende ou controla. Pode ser que um dia tenhamos o conhecimento para compreender porque o BW funciona para uns jogador e não para outros, e de que forma podemos ajustar um taco de golfe sem ser pela “sofisticada” forma de experimentar e testar.
O grande problema do BW é que afeta, não somente o balanceamento do taco, como também o peso total do taco, estas consequências serão abordadas na próxima semana…